Além do impacto humano desta crise de saúde, ainda é esperado um impacto extremamente significativo na economia global. Iremos ver uma mudança econômica de 360° na economia brasileira? Haverá uma melhoria real nos índices econômicos que possibilite o crescimento do nosso país e uma retomada efetiva das atividades? Nessa situação, é apropriado abrir uma empresa durante a Pandemia?
Para responder estas e demais questões, devemos considerar…
A situação econômica atual
Infelizmente, o fim das medidas de proteção como o isolamento social e os temidos lockdowns, não significará o fim do impacto econômico. A grande maioria dos consumidores demorará a voltar a consumir, alguns durante vários meses… Também é muito provável que os hábitos de consumo mudem após a pandemia.
Os modelos econômicos que todos conhecemos são desafiados. Enquanto algumas empresas estão sobrecarregadas, outras precisam redirecionar ou pausar suas atividades: mais de 90% dos restaurantes não oferecem mais nenhum serviço, enquanto alguns restaurantes agora oferecem entrega em domicílio e estão crescendo no meio da pandemia.
Dada a situação, muitos auxílios foram implementados pelo governo para permitir que as empresas e seus funcionários continuem produzindo. A prioridade é limitar os efeitos da crise da saúde na economia: no entanto, até o momento é quase impossível determinar o impacto de médio prazo dessa crise, portanto é preciso arregaçar as mangas e fazer a diferença.
Porque vale a pena abrir uma empresa durante a pandemia?
As estatísticas mostram que a sustentabilidade de um negócio é mais importante quando o projeto é devidamente elaborado: a situação econômica geral de um país tem pouco impacto sobre ele. Na verdade, empresas como a Apple ou a FedEx foram lançadas durante a crise dos choques do petróleo e o McDonald’s viu suas vendas aumentarem consideravelmente durante a crise do subprime.
Em qualquer situação, existem setores promissores e oportunidades a serem aproveitadas. Hoje, mais do que nunca, os empreendedores precisam ser criativos e inovar para se repensar.
Veja o exemplo do setor de alimentação, que é extremamente afetado pelo confinamento, uma vez que 90% dos restaurantes estão fechados. As pessoas vão parar de ir a restaurantes ou vão ainda mais? Porém, o que deve mudar no funcionamento de um restaurante para estar mais em sintonia com as novas expectativas pós “coronavírus”?
Não temos bola de cristal… mas, é fácil adaptar o setor com mais práticas de higiene, distanciamento entre as mesas, álcool gel em todos os ambientes, manter um Delivery mais rápido e eficiente, EPIs para todos os funcionários, criar um sistema de agendamento e reservas, enfim tudo isso, são práticas simples que podem ajudar o estabelecimento a continuar funcionando da melhor forma possível, enquanto esta crise passa.
Obviamente, também é possível entrar em setores que não foram impactados pela situação, como os serviços remotos (entrega de refeições, compras, ferramentas de trabalho remotas, etc.) que atualmente apresentam um crescimento exponencial.
Quer você opte por embarcar em um campo impactado ou não impactado, a crise de saúde vai envolver mudanças, e, portanto, representar oportunidades!
A verdade é que embora a maioria dos economistas estejam pessimistas com relação ao futuro, isso não quer dizer que você não possa abrir uma empresa durante a pandemia, tudo vai depender de sua criatividade e de um bom plano de negócios. É hora de aproveitar este tempo livre em casa e colocar suas ideias para trabalhar.
Por que o confinamento é a melhor hora para se desafiar?
O confinamento a que somos forçados pode oferecer-lhe a oportunidade de empreender. Saiba que muitas histórias de sucesso de empreendedores brilhantes nasceram a partir de dificuldades e são estes problemas que você deve focar em resolver.
Por exemplo, se está pensando em abrir um salão de beleza, mas acredita que não é a melhor hora devido ao distanciamento que pode impedir as suas atividades, você está equivocado(a).
Victor Rosa é proprietário de um Salão de Beleza em São Vicente, no litoral Paulista, ele resolveu inovar e criar alternativas que facilitem atender seus clientes em domicílio.
Ele criou um grupo de Whatsapp exclusivo para que os clientes possam agendar os horários que desejam ser atendidos. Meia hora antes o cliente envia um áudio confirmando e Victor se dirige a casa do cliente devidamente equipado com máscara, luvas e avental.
Todos os equipamentos são higienizados na frente do cliente e os serviços são realizados em um local arejado, com boa ventilação. Segundo o empresário, a agenda está sempre lotada e houve um crescimento de 30% em relação a antes da pandemia.
Numa economia competitiva como a nossa e com o surgimento de situações externas tão frequentes, hoje mais do que nunca, a qualidade fundamental de uma empresa será a sua agilidade. E quem melhor do que uma pequena estrutura para se adaptar rapidamente a essas situações.
Outro bom exemplo, é Amadeu Rodrigues, ele é proprietário de uma academia em Santos, durante a pandemia foi forçado a fechar seu estabelecimento e a receita despencou, mesmo assim, ele precisava continuar faturando para manter as contas em dia, quando teve uma excelente ideia.
Amadeu e sua esposa Cíntia, são veganos e sempre costumam preparar seus próprios pratos de comida natural e armazená-los no congelador para o consumo ao longo da semana. Um dia, os dois passaram a oferecer pratos congelados aos alunos que também eram adeptos a comida natural, foi um sucesso, de 8 pratos entregues, agora são mais 200 por semana.

Diante de tanto sucesso, os dois abriram uma empresa exclusiva para atender pessoas interessadas neste tipo de alimentação.
Faça um Plano de Negócios e busque ajuda Profissional
Se você tem o sonho de abrir uma Empresa durante a Pandemia, continue e coloque suas ideias em prática. Crie um plano de negócios, avalie quais os seus diferenciais, como você pode faturar e crescer mesmo durante estes longos períodos de confinamento.
Acredite no seu potencial e invista em novidades que podem ajudar a alavancar o seu negócio.
Na hora de abrir sua empresa conte com os nossos serviços para ajudá-lo(a) a evitar prejuízos que podem retardar o início de suas atividades. Com vários anos de experiência e clientes em vários segmentos, podemos orientá-lo da melhor forma possível em outras questões relacionadas ao sucesso de seu negócio.
Portanto, Fale Agora com um de nossos Contadores e descubra como abrir sua empresa o mais breve possível!
